Nosso Propósito

O objetivo pedagógico da Campanha do Lacre do Colégio Visconde de Porto Seguro é promover a ação solidária, a educação socioambiental e a convivência cidadã. Essa iniciativa está inserida no currículo do Período Integral de uma maneira muito natural, porque também trabalhamos com temas transversais em projetos que visam ao bem comum, à formação em valores e às relações interpessoais, investindo assim na construção de conteúdos cognitivos e socioemocionais. Isso vem ao encontro da proposta desenvolvida no Integral.


A intenção de ampliar a campanha, que começou no Campus Morumbi, é fazer com que realmente se torne uma ação de formação de um cidadão solidário e consciente. Na realidade, como escola, temos o dever de envolver e estimular os alunos nas práticas que contemplem ações sociais e socioambientais.


É interessante perceber o engajamento das famílias acompanhando seus filhos nessa campanha, seja na entrega dos lacres no Integral, seja ao tirar a foto que compõe o nosso Mural da Fama ou ao receber o botton com o título de representante dos lacres... Muitas dão depoimentos entusiasmados a respeito: “Nossa, meu filho é um verdadeiro representante da campanha. Aonde eu vou agora, ele aciona os garçons da pizzaria, do hotel, do restaurante pedindo os lacres. Às vezes, ele vai de mesa em mesa pedindo os lacres às pessoas, dizendo que é uma campanha do colégio onde ele estuda e que reverte em cadeiras de rodas”. Outra mãe me contou que, na praia, o filho ficava procurando os lacres, inclusive na areia, focado nessa busca.

Os alunos estão muito envolvidos com a campanha, que se alinha com o nosso maior objetivo: formar crianças em uma nova cultura para que, já nessa idade, sensibilizem-se ao ver um lacre jogado e percebam que há um caminho de possibilidades ao reciclar, reaproveitar e ajudar o próximo.


Divulgar a campanha para o público externo é trazer a realidade da escola para o mundo e a necessidade do mundo para a escola. Se somos cidadãos globais e queremos transformar este nosso planeta em um lugar melhor, essas campanhas precisam ultrapassar as fronteiras da escola para que cada um assuma uma responsabilidade que é de todos. Somente assim conseguiremos tornar mais equilibrada e consciente a forma de nos relacionarmos com a natureza.


O movimento criado pela campanha do lacre aumenta o repertório das crianças e as responsabiliza por um ato que pode e deve ser assumido por elas. Há momentos de divulgação e manutenção dessa prática a cada ano, seja apresentando o caminho percorrido pelo lacre até chegar à cadeira de rodas que será doada, seja para incentivar os alunos a continuar trabalhando pelo sucesso da campanha!


Tania Regina Ruivo
Coordenadora do Período Integral
Colégio Visconde de Porto Seguro
Câmpus Morumbi | Panamby | Valinhos