Linha do tempo





Nossa Trajetória


Em 2012, as crianças do Integral se tornaram guardiãs da Campanha do Lacre do Colégio Visconde de Porto Seguro. Nesse ano, arrecadaram 240 garrafas PET (de 2 litros), com cerca de 528 mil lacres (192 kg), conquistando as duas primeiras cadeiras de rodas.


Em 2015, a Escola da Comunidade – Vila Andrade também coletou lacres suficientes para a troca por uma cadeira de rodas, engajando na campanha os alunos do projeto social do Porto.


No mesmo ano, as classes do Período Integral do Porto criaram sugestões para a mascote do lacre, fizeram uma votação e decidiram pelo desenho da aluna Laura Lemos Cardoso, que compõe o botton original da campanha. Em todas as doações recebidas pelo Integral, feitas por pais, alunos, colaboradores do Porto e amigos, o doador recebe um botton, independentemente da quantidade de lacres entregues. Em seguida, tira uma foto com sua doação, que vai para o Mural da Fama.


Em 2017, renovamos os bottons, inserindo a nova mascote da campanha, construída com material reutilizado por Ricardo Girotto, ilustrador do Castelo Rá-Tim-Bum e responsável pelas oficinas de reciclagem com os alunos do Período Integral. Veja aqui como foi o processo de montagem da mascote. (linkar com uma página com galeria de fotos da montagem do boneco)


As turmas do Integral desenvolveram um projeto para a escolha do nome dessa nova personagem – o ETEGRAL -, criando sua história e trajetória, tentando imaginar como ela chegou ao Colégio e qual sua intenção. O projeto possibilita que seja elaborada uma representação real dos valores e objetivos trabalhados pelas crianças em relação aos lacres.


Os alunos do Porto se envolvem na campanha trazendo os lacres, ganhando o botton e tendo a foto colocada no Mural da Fama, além de participarem da cerimônia anual da entrega das cadeiras, realizada no auditório em data reservada para esse fim. Nesse encontro, recordamos a retrospectiva da história da campanha desde o início, explicando seu propósito e sensibilizando a todos para que se mobilizem e mantenham a continuidade dessa prática.


Na ocasião, recebemos o representante do Rotary Club, responsável por encaminhar os lacres às empresas que fazem o reaproveitamento do alumínio e também por trazer as cadeiras para a entrega oficial às instituições beneficentes. Os presentes conhecem então o processo e a importância dessa ação social. O evento é organizado pelo Integral e conta com convidados especiais, como os representantes das entidades que receberão as cadeiras de rodas.


Em 2015, houve a apresentação especial de uma bailarina cadeirante. Em 2016, uma bailarina com deficiência visual trouxe muita emoção para o encontro. Em 2017, tivemos a apresentação de um grupo de sapateado formado por integrantes com deficiência visual.


O Campus Panamby do Colégio Visconde de Porto Seguro também se envolveu na campanha e conquistou uma cadeira de rodas, resultado do trabalho dos alunos do 6º ano, que ficaram à frente do projeto. Mais tarde, chegaram a conquistar três cadeiras de rodas no total. O Campus Valinhos se engajou na coleta e também conseguiu três cadeiras de rodas.


As crianças do Período Integral do Porto dos Câmpus Morumbi e Panamby – e mais recentemente as do Campus Valinhos – uniram-se aos alunos do Infantil 2 até o 5º ano e estão aumentando as coletas de lacres ano a ano.