A ideia

A campanha de coleta de lacres de alumínio é antiga e nasceu de iniciativas de diversas empresas, fundações e instituições em várias regiões do Brasil.


No Colégio Visconde de Porto Seguro, a ideia da Campanha do Lacre surgiu em 2011, durante uma atividade conduzida pela professora Silvia Cobaixo em uma turma do 1º ano do Fundamental I do Campus Morumbi. Em uma roda de conversa, que abordava situações do cotidiano, um aluno comentou que juntava lacres de latinhas de alumínio para a sua avó levar a um hospital, que os trocava por cadeiras de rodas. As crianças acharam a iniciativa muito boa, um gesto de solidariedade simples e que poderia ser adotado por todos. Em junho daquele ano, iniciaram então uma campanha dentro da classe e chegaram a arrecadar 3 garrafas PET (de 1 litro e meio) de lacres. E todos os dias chegavam mais.


A professora aproveitou a campanha para promover diversas atividades pedagógicas: sequência numérica, estimativa, contagem a partir da base 10, entre outras possibilidades de aprendizado que surgiam ao longo desse trabalho. A turma convidou a avó do aluno para visitar a classe e promoveu a entrega das garrafas, que foram levadas ao Rotary, intermediador da ação social. A professora nos conta: “Sinto-me muito feliz por ter participado do início dessa importante ação dentro da Escola. Essa iniciativa vai ao encontro da formação integral dos nossos alunos e fortalece o engajamento social da comunidade escolar”.


A campanha, inspirada pela Família Viana, foi abraçada pela Coordenadora do Período Integral do Porto, Tania Regina Ruivo, e os alunos do Integral se transformaram nos “guardiões dos lacres”, posto que ocupam até hoje, representando os alunos de todos os níveis e Câmpus, pais e colaboradores do Porto.


A Campanha do Lacre do Colégio Visconde de Porto Seguro, desde então, está inserida no Programa Educação em Valores e pretende trabalhar com as crianças e os jovens a educação socioambiental, a convivência cidadã e a ação solidária, lembrando que pequenas ações, como essa, da coleta dos lacres, podem gerar importantes resultados, como a doação de cadeiras de rodas a instituições beneficentes.