Caso não consiga visualizar este email, clique AQUI.

Esta edição é dedicada exclusivamente a uma grande conquista do Porto Seguro: a escolha de um projeto pelo MIT Sloan Leadership Laboratory, mais conhecido como L-lab, para a criação do Instituto de Pesquisa e inovação; o primeiro a ser mantido por uma escola de Educação Básica no Brasil. A intenção é pesquisar sobre as práticas em sala de aula para oferecer um ensino com referências e critérios de excelência internacionais. Saiba mais sobre a parceria:







Em agosto, a Escola de Negócios do MIT (Massachusetts Institute of Technology) abriu o processo de inscrição para os interessados a receber consultoria de seus alunos e professores, por meio de um programa mantido há seis anos. Entre 170 postulantes do mundo todo, 12 foram escolhidos. O projeto de criação de um instituto de pesquisa e inovação no Porto Seguro foi o único selecionado na área de educação e no Brasil nessa edição. “Porque a educação é a chave para o desenvolvimento econômico de um país”, justifica Keisuke Seki, um dos integrantes da equipe que trabalhará com o Colégio.




“O MIT vai nos ajudar a formar um instituto de pesquisa nos moldes dos que existem nas melhores universidades do mundo”, afirma a Diretora de Tecnologia Educacional Renata Pastore. Entre novembro e fevereiro, uma equipe de quatro estudantes da pós-graduação, orientados por uma professora, vai estruturar um modelo de atuação para o instituto de pesquisa. O time é multicultural: há um francês, um japonês e duas americanas, uma de ascendência coreana e outra paquistanesa. A expectativa é que os consultores orientem tanto no ponto de vista da criação do instituto quanto na melhor forma de agregar e analisar dados para estudar estratégias e propostas pedagógicas.




Por meio do instituto de pesquisa, o Porto Seguro poderá avaliar e medir a eficácia de suas propostas inovadoras na educação, especialmente aquelas que lançam mão de recursos tecnológicos, como tablets e lousas eletrônicas. Assim, o Colégio terá indicadores numéricos e avaliações qualitativas para orientar o trabalho de seus educadores, com o objetivo final de que nossos alunos obtenham, cada vez mais, melhores resultados acadêmicos. Estuda-se, ainda, a criação de uma sala de aula global, um espaço físico com videoconferência para facilitar a interação de estudantes, professores e pesquisadores. “A grande sala de aula está no mundo! Conectar a educação com as novas tecnologias, acessar grandes centros de pesquisa, propor parcerias e estudar os próprios processos são ações que muito ampliam a dimensão do nosso trabalho no Colégio Porto Seguro – e os maiores benefícios são dos alunos e de seus professores”, diz Marcos Bitelli, Presidente da Fundação Visconde de Porto Seguro.



“Agregamos representantes de todos os Currículos, Níveis e Unidades”, afirma a Diretora Pedagógica Silmara Casadei, que lidera o comitê gestor do projeto ao lado de Renata Pastore. Participam ainda do projeto o Diretor de TI Alexandre Marcondes, o Diretor do Currículo Bilíngue da Unidade Morumbi Matthias Holtmann, o Coordenador Pedagógico do Panamby Maurício Ivo, o Orientador Educacional do Panamby Murilo Battisti, os Diretores de Nível Katia Chedid (Ensino Fundamental II, Panamby) e Carlson Toledo (Ensino Médio, Valinhos), a Coordenadora Pedagógica do Portinho Panamby Maria Júlia Dias, as Coordenadoras de Tecnologia Educacional Lia Muschellack, Marinilce Belmudes e Savina Allodi (Morumbi, Valinhos e Panamby, respectivamente) e os Professores Marcelo Donatti (Escola da Comunidade), Paola Mazzilli (Panamby) e Steevens Berings (Morumbi).




 

Por favor, não responda a este e-mail.
Para entrar em contato com o Colégio, utilize o endereço: contato@portoseguro.org.br