Caso não consiga visualizar este e-mail, clique AQUI.

Para marcar o ano “Alemanha + Brasil”, a newsletter Acontece no Porto trará, até o final de 2013, curiosidades produzidas pelo Instituto Martius-Staden sobre a presença alemã em nosso país. A abertura do ano ecoou em diversas parcerias com a Escola. Músicos do evento que inaugurou oficialmente o período tocaram com estudantes do Colégio em um concerto exclusivo para a comunidade porto-segurense, e uma comitiva do governo alemão acompanhou a primeira-dama Daniela Schadt em visita oficial para a entrega de nossa certificação de excelência. Confira os destaques.

A primeira-dama alemã, Daniela Schadt, visitou o Porto Seguro em 13 de maio, para oficializar a certificação internacional de excelência BLI – Bund-Länder-Inspektion, concedida pelo governo alemão. Apenas quatro escolas brasileiras têm o selo e somente o Porto recebeu a visita de Daniela, que veio ao país por ocasião do ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”. Ela percorreu diferentes espaços da Escola, confraternizou com os integrantes do coral do Colégio e não resistiu a participar de uma aula de Música com as crianças do Infantil 3. A Escola da Comunidade Vila Andrade, que a recepcionou com uma apresentação de coro, flautas e camerata dos alunos do Fundamental I, foi contemplada com dois violinos e duas violas. Um violino foi entregue na ocasião e os demais instrumentos foram recebidos na semana seguinte, durante a visita de Ralf Heinkele, cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha.

Os 16 alunos que melhor completaram a frase “Queria falar com Sra. Schadt porque ...” participaram de um debate com a primeira-dama na biblioteca. “Achei a discussão muito interessante”, diz Magnus Hoffmann, de 11 anos, que estava curioso sobre o motivo da exclusividade da visita. Como justificativa, Daniela Schadt destacou o fato de o Porto ser uma das melhores escolas alemãs no exterior. Todos os textos inscritos foram entregues a ela, acompanhados de um buquê de flores.

No dia 13 de maio, o Theatro Municipal de São Paulo sediou a abertura oficial do ano “Alemanha + Brasil”, com uma apresentação de jovens músicos dos dois países e a presença do presidente da Alemanha, Joachim Gauck. Após a estreia, parte dos integrantes formou um conjunto de câmara para seguir em turnê por 12 cidades brasileiras. Em São Paulo, a apresentação aconteceu no auditório da Unidade Panamby do Porto Seguro, no dia 18 de maio, com a participação de alunos de flauta, coral e orquestra do Colégio.

A professora Annette Dietze, orientadora do coral e da orquestra do currículo bilíngue da Unidade Morumbi, diz em tom de convite: “Embora nossos encontros sejam em alemão, a iniciativa é aberta a todos os estudantes”. As três Unidades oferecem aulas de flauta na programação de Música do Fundamental I e diferentes iniciativas para as demais séries.

Alunos de 6º a 9º ano das três Unidades iniciaram em maio a primeira etapa do Troféu Brasil-Alemanha de Futebol. A segunda fase, em agosto, será realizada entre as classes campeãs de cada Unidade. O objetivo do evento é promover a integração entre os jovens, a escola e as famílias, além de valorizar a prática esportiva de forma amistosa e prazerosa. Marcio Martins, coordenador de Educação Física do Fundamental II na Unidade Valinhos, lembra que a

convivência é importante para o relacionamento interpessoal e intrapessoal, ajudando no desenvolvimento de valores. “A magia da boa competição, do jogar com o outro, e não contra o outro, contagiou meninas e meninos do 6º ao 9º ano”, diz sobre a atmosfera da primeira etapa.

Alunos de Ensino Médio das três Unidades do Porto Seguro terão a aprendizagem ainda mais interativa com a utilização de tecnologia inédita nas Américas. O projeto Cyber-Classroom ou ciberaula, implantado por meio de parceria com a empresa alemã Evonik, possibilita apresentar aos estudantes visualizações tridimensionais de conteúdos diversos, que vão desde moléculas químicas a perspectiva de esculturas.“A adoção da tecnologia 3D vai ao encontro da necessidade de

promover, ainda mais, a interação dentro das salas de aula”, diz Matthias Holtmann, diretor do currículo bilíngue São Paulo e da integração e qualidade. O projeto ciberaula irá complementar o uso de tablets, lousas eletrônicas e softwares pelos professores, que recebem capacitação constante da Diretoria de Tecnologia Educacional (TE).

No segundo semestre, vinte alunos do Porto visitarão empresas da área farmacêutica em Berlim para conferir projetos em laboratórios de ponta. Além do incentivo ao estudo de Ciências, as parcerias com instituições alemãs também propiciaram uma nova oportunidade de vivência profissional em 2013. No início do ano, vinte estudantes do curso de Comércio Exterior da Unidade Panamby realizaram um estágio internacional no estado de Baden-Württemberg, na Alemanha.

Na primeira semana do programa, os jovens entre 16 e 17 anos estudaram Alemão para Negócios e Etiqueta Empresarial no Instituto de Línguas, na cidade de Tübingen. Depois, partiram para Stuttgart e cidades da região sul, onde foram hospedados por famílias locais e participaram do estágio supervisionado por duas semanas. Mauro Lima e Marina Tedeschi já sabem o que vão fazer após a conclusão do Ensino Médio: eles foram convidados para uma nova experiência nas empresas anfitriãs.


Por favor, não responda a este e-mail.
Para entrar em contato com o Colégio, utilize o endereço: contato@portoseguro.org.br