Caso não consiga visualizar este e-mail, clique AQUI.

No último mês, a comunidade porto-segurense teve motivo de sobra para comemorar. Nossos alunos do Nível I obtiveram 23 títulos nas diferentes categorias da Olímpiada Brasileira de Robótica – com direito a um duplo primeiro lugar, a Unidade Panamby celebrou 15 anos de fundação com uma grande festa esportiva e o Ensino Médio iniciou um projeto-piloto com objetivo de preparar os alunos para as novas exigências do vestibular da FGV. Confira essas e outras notícias.

Sempre atento às mudanças nos critérios seletivos das principais universidades do Brasil e do mundo, o Porto tem sido ágil em criar soluções que atendam às novas demandas. Um exemplo disso é o curso "Música e Contemporaneidade", preparatório para o vestibular de Direito da Fundação Getúlio Vargas, ministrado até dia 8 de novembro, em caráter piloto, na Unidade Morumbi. O projeto surgiu a partir do anúncio da inclusão de músicas na prova de Artes e Questões Contemporâneas da FGV. A vestibulanda Fernanda Monteiro se inscreveu para ampliar sua formação cultural. "A aula é muito dinâmica e espontânea, de acordo com as perguntas que fazemos. Há também diversas indicações de vídeos e livros para aprofundamento", conta.

Primeiro, nasceu o jornal matutino Porto Seguro Times, do 7º ano, com uma tiragem mensal. Depois, o 8º ano da tarde inovou com um microblog e, agora em outubro, lança o seu periódico impresso, Gazeta do Porto: o jornal da tarde. Mayara, responsável pela concepção e leiaute da versão digital, ainda quer aumentar o número de visitantes à página que mantém com uma colega: "Só temos 600 seguidores", lamenta.

Mariana Niccoli, da turma da manhã, também se preocupou com a adesão do seu público-alvo. "Procurei usar uma linguagem voltada aos alunos e depoimentos que demonstrassem colaboração e respeito", diz ela, referindo-se à reportagem sobre recreação voluntária com crianças da Escola da Comunidade. Os recursos funcionaram e o número de candidatos a repórter para a segunda edição cresceu rapidamente. Luis Fabiani, que se especializou na cobertura esportiva, já vê os benefícios em integrar o time. "Estou até melhorando minhas notas em produção de texto", admira-se ele que, como todos os jornalistas do Nível II, tem professores e orientadores educacionais como atentos editores.

Era uma vez um reino em que todos viviam felizes, construindo castelos, dançando os passos da típica Schäfflertanz, decorando a Maibaum, ou árvore de maio, e preparando deliciosos Apfelstrudels que perfumavam o ar com açúcar, canela e ternura. A descrição da Semana Alemã do Portinho poderia ser facilmente confundida com um dos contos dos irmãos Grimm, autores estudados pelos alunos do currículo bilíngue desde o início de 2012, e cuja primeira obra completa 200 anos de publicação. "Eu vou fazer um castelo porque sou uma princesa!", disse Inês, de 4 anos, sobre a experiência que ocorreu do dia 24 a 28 de setembro.

"Primeiro pergunte se ele quer ajuda, senão você pode levar uma bengalada na cabeça", brincou o bem-humorado vice-presidente do Centro Cultural Louis Braille, Roberto Macedo, com a plateia de alunos em gargalhadas, durante uma aula especial no auditório do Colégio, em 26 de setembro. Macedo e outros dois voluntários apresentaram o processo de alfabetização até a integração dos deficientes visuais à sociedade bem como falaram sobre as causas da cegueira e seus cuidados. De acordo com a OMS, de cada dez casos de perda de visão, oito poderiam ser evitados. "O mais legal foi ver o Roberto feliz e vivendo normalmente", comentou Maria Fernanda, do 6º ano. A palestra integrou o planejamento das aulas de Língua Portuguesa sobre o tema. Na sequência, os alunos do Nível II entregaram CDs destinados à gravação de livros falados além de papel para impressões em braille, em uma das mais significativas doações já recebidas pelo Centro.

Nem foi preciso reconhecer o terreno. Logo na primeira participação do Colégio Visconde de Porto Seguro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), o resultado foi um duplo primeiro lugar: os alunos Marcos Alexandre Talocchi e Paulo Nathan, colegas do curso extra de robótica, tiveram 100% de aproveitamento na prova. "As questões eram fáceis", acredita Marcos Alexandre, que acessou diariamente o ambiente virtual disponibilizado pela Escola e é ótimo aluno de Matemática. Paulo, acostumado a tirar 10, também não sentiu dificuldades na avaliação. "Nunca tinha feito provas desse tipo", observa o futuro engenheiro de aeronáutica sobre o exame que não exigia conhecimentos específicos.  

Ao todo, 23 alunos de 4º e 5º ano das três Unidades do Colégio ficaram nas três primeiras colocações da modalidade teórica, que envolve raciocínio lógico-matemático e é destinada ao Ensino Fundamental. De acordo com Savina Allodi, coordenadora de Tecnologia Educacional da Unidade Panamby, é justamente nesses dois anos que se inicia a aprendizagem da lógica por meio da programação com robôs.

A Unidade Panamby celebrou seus 15 anos de fundação – e de grandes conquistas – com espírito olímpico. Além de seguir à risca o protocolo, a abertura solene da 4ª Olimpíada Interna de esportes, no dia 22 de setembro, foi marcada por bolo cenográfico e fogos de artifício, com direito ao tradicional "parabéns a você".

Os jogos das diversas modalidades, realizados durante o mês de setembro também nas Unidades Valinhos e Morumbi, constituíram o clímax dos momentos de integração, respeito e cooperação trabalhados nas aulas de Educação Física em todos os Níveis de ensino. Em equipes com integrantes de diferentes turmas, novas amizades surgiram: "Todos os dias chego uns 15 minutos mais cedo e converso com os colegas no horário da saída", diz Thiago Federico, aluno do Nível II no período da tarde, revelando sua estratégia para manter contato com os futuros colegas do turno da manhã, que conheceu no evento. Já João Vítor, do Ensino Médio, focou na preparação: "Estudei bastante para ter tempo de competir e voltei para casa a pé para treinar resistência", conta.

Por favor, não responda a este e-mail.
Para entrar em contato com o Colégio, utilize o endereço: contato@portoseguro.org.br