Caso não consiga visualizar este e-mail, clique AQUI.

Alunos e equipe pedagógica do Porto aproveitaram o mês de julho para explorar novos conhecimentos. Educadores trocaram informações em diferentes encontros e estudantes mostraram que as férias podem ser ainda mais divertidas quando se aprende. As crianças e os jovens viajaram por meio da literatura, investiram em experiência profissional e destacaram-se em simulações diplomáticas.

Entre 2 e 6 de julho, alunos da Unidade Panamby receberam, pela terceira vez consecutiva, o prêmio de melhor delegação no São Paulo Model United Nations 2013, simulação das sessões de organismos internacionais, como a ONU, sediada na PUC-SP. Ernesto de Mello e Antônio Notarangeli, formados em Comércio Exterior, uniram-se a João Pedro Prado e Beatriz Krieger, estudantes do Abitur, para dirigir uma mesa, em inglês, sobre o bloqueio de Berlim. Vinícius Cunha e Carolina Laureano, da 2ª série da Escola da Comunidade, estão entre os alunos que se destacaram em outras delegações do Porto. Obtiveram menção honrosa pela defesa dos interesses do Togo, no oeste da África. O evento recebeu estudantes de Ensino Médio e universitários de todo o Brasil. [ Saiba mais ]

Os alunos da 3ª série de Comércio Exterior voltaram das férias com uma bagagem profissional integrada ao currículo, após a realização de estágios supervisionados. “Todos ficam encantados com os estudantes e seu conhecimento de logística”, atesta Nelson Fernandes Jr., Gerente Geral de Supply Chain Optimisation da Geodis, uma das empresas líderes do setor.

Para a aluna Julia de Souza, a experiência vai ajudar nas escolhas profissionais. “Espero conhecer o trabalho em vários setores”, diz. “Fiquei muito feliz com a oportunidade de ver, na prática, como é aplicado todo o conhecimento que eu adquiro no curso técnico de Comércio Exterior”, completa Giulia Martins. [ Saiba mais ]

Luis Felipe Seabra, da 2ª série do Ensino Médio do Currículo Brasileiro, foi selecionado pelo consulado da Alemanha para participar de um intercâmbio no país, entre 25 de junho e 25 de julho. Com jovens representantes de diferentes continentes, integrou um programa de palestras e visitas culturais em Berlim e Munique. Em Bonn, antiga sede do governo, conheceu a Casa da História da República Federal e o sistema educacional do país. Em Dormagen, na região oeste, cada estudante foi acolhido por uma família alemã e manteve uma rotina de duas semanas de estudos em uma escola local. Luis Felipe, que nunca havia estado na Europa, aproveitou ao máximo para interagir com os colegas estrangeiros. “Em agosto, vou prestar o último certificado de alemão, o C1”, já sabe. [ Saiba mais ]

Já os participantes do Clube do Livro aproveitaram o descanso para diversificar as leituras. A iniciativa foi criada por Helena Bianchessi, Miram Okret e Nicole Baumgarten, da 2ª série do Ensino Médio, para discussões literárias extraclasse. A obra selecionada para o debate inaugural foi Princesa, biografia de uma nobre saudita escrita pela americana Jean Sasson. “Queríamos um livro disponível na Biblioteca da Escola, de rápida leitura e que abordasse um tema polêmico”, relembra Nicole.

O projeto evoluiu para a leitura de contos, já que os encontros ocorrem, semanalmente, na Unidade Morumbi. Durante o mês de julho, no entanto, o grupo acordou a leitura de Laranja Mecânica, de 352 páginas, selecionado para equilibrar temáticas masculinas e femininas. O objetivo do clube também é integrar os estudantes dos diferentes currículos.

[ Saiba mais ]

Dando continuidade ao projeto de educação em valores, iniciativa conduzida pela Diretoria Pedagógica, os orientadores educacionais do Porto Seguro participaram do curso Ética e Cidadania Digital, no dia 23 de julho. De acordo com a Diretora de Tecnologia Educacional, Renata Pastore, o programa visa à sistematização do trabalho desenvolvido pelos orientadores para o uso consciente da internet.

“A intenção é familiarizar os educadores com as questões legais relacionadas ao que pode ser vivenciado no dia a dia de uma escola”, diz a advogada e pedagoga Cristina Sleiman, que mediou o encontro voltado para a prevenção. [ Saiba mais ]

Vida intelectual

Nos anos 1920, a vida intelectual da comunidade alemã no Brasil era promovida por meio de publicações da Sociedade Alemã de Ciências e Arte. Em 1927, a sociedade foi incorporada ao atual Instituto Martius-Staden, instalado na Unidade Panamby. O caráter de difusão cultural e científica da extinta Revista da Sociedade é mantido, ainda hoje, pelo anuário do Instituto.

    

Pesquisa: Lara Kadocsa
Veja outras curiosidades na página do Instituto Martius-Staden.

Por favor, não responda a este e-mail.
Para entrar em contato com o Colégio, utilize o endereço: contato@portoseguro.org.br

Documento sem título