A inauguração de novas salas de Informática nos Portinhos e a implantação de um sistema integrado de bibliotecas, nas três Unidades, mostram que a Escola está em constante evolução, aprimorando suas práticas de acordo com o novo contexto mundial. Para que esses e outros recursos sejam utilizados de forma adequada, estimulando o protagonismo do aluno, as novidades são acompanhadas de um intenso programa de formação docente. Estudantes aprovados em faculdades renomadas nos gratificam com a certeza de que essa combinação culmina em uma formação intelectual, emocional e social.

Formandos de 2012 iniciam as aulas em instituições de ensino de renome, gratos aos familiares e à formação obtida no Porto. Com seus depoimentos, personificam a nossa convicção de que é possível formar pessoas que alcancem resultados acadêmicos e profissionais, ao mesmo tempo em que tenham consciência de seu papel na sociedade.

Desde um ano de idade, os dedos indicadores de crianças nascidas na era digital já percorrem telas sensíveis ao toque. Com a inauguração de novas salas de Informática nos três Portinhos, essa interação também ocorrerá entre as crianças, garantindo o cumprimento de objetivos pedagógicos definidos. Além de serem equipados com lousa digital e um tablet por aluno, os espaços agora contam com mesas individuais, que podem ser agrupadas de acordo com a proposta da aula.

Graziella Matarazzo, professora de Tecnologia Educacional, explica a vantagem do uso de telas sensíveis ao toque: “Quando a criança usa o mouse ou o teclado, ela precisa trabalhar ao mesmo tempo nos planos horizontal e vertical. O comando diretamente na tela é um facilitador”, diz. "Eu escolhi o menino depois a menina, dei banho, escovei o dente... é mais legal que o computador, porque tem muitas atividades", diz Valentina Rossetto, referindo-se a um dos aplicativos selecionados para o Infantil 4, sobre noções de higiene, percebendo na prática o aumento de opções na nova plataforma.

Nos primeiros dias de março, alunos do 1º ano do Nível I foram apresentados à biblioteca que, a partir dessa série, passam a utilizar. Olhares curiosos vasculharam as estantes em busca de imagens indicativas de boas histórias. Ao longo dos anos escolares, esses alunos não terão limites para a curiosidade. Com a implantação do sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum nas três Unidades, estudantes de todos os Níveis poderão pesquisar em bibliotecas virtuais do Brasil e do mundo.

O processo de seleção do sistema contou com um estudo para analisar os três principais softwares atualmente existentes no mercado e com o parecer dos usuários do Porto. “O Pergamum foi escolhido, principalmente, pela facilidade de uso e por oferecer acesso a uma rede formada por mais de 2500 bibliotecas”, esclarece o gerente de TI, Kalil Petermann Choueiri. O projeto garantiu uma capacitação da equipe de bibliotecários no uso dos recursos de pesquisa e demais ferramentas do Pergamum, para que continuem auxiliando com excelência alunos como Ana Luiza Manetti, do 1º ano da Unidade Panamby: “Sempre que vou à biblioteca, recebo o apoio dos bibliotecários que, inclusive, sabem meu nome”, diz.

Inspiração, interação, atualização, inovação. As palavras publicadas no microblog do evento “Entre Professores”, realizado no dia 9 de março, mostram as impressões dos participantes. No Primeiro Encontro de Formação Docente de 2013, professores aprenderam, ensinaram e colaboraram em palestras, workshops e minicursos simultâneos com profissionais da Escola, de escolas parceiras e de instituições de ensino superior. “A parceria entre as Diretorias Pedagógica, Alemã e de Tecnologia Educacional trouxe a real dimensão do que temos vivenciado: a integração entre as Unidades e, cada vez mais, o fortalecimento da Instituição”, diz a Diretora Pedagógica, Silmara Rascalha Casadei.

A manhã começou com alguns minutos para a produção de um poema. Com a atividade, todos moviam concentrados as canetas pelas folhas do bloco de anotações durante a palestra inicial. “O uso de versos é uma ótima maneira de ativar alunos e criar vínculos emocionais com novos conteúdos”, explica o Diretor do Currículo Bilíngue da Unidade Morumbi, Matthias Holtmann, também responsável pelo módulo de práticas cooperativas. “Um aluno explica com linguajar mais próximo ao do colega, o que pode auxiliar a aprendizagem em alguns momentos", aprova Tatiana Lazarini, professora de jovens e adultos. “Tivemos a oportunidade de compartilhar as aulas elaboradas com o aplicativo Nearpod e vivenciar o papel do aluno diante da ferramenta”, diz a professora da Educação Infantil, Carla Brenes, sobre um dos workshops idealizados pela equipe de Tecnologia Educacional. De acordo com a diretora da área, Renata Pastore, "os workshops privilegiaram a integração com o conteúdo desenvolvido em sala de aula". O professor Nilson José Machado, da equipe elaboradora do ENEM e Dra. Adelaide Faljoni-Alário, experiente na elaboração de currículos de universidades, foram alguns dos palestrantes convidados. A próxima data do evento bianual já está definida: 17 de agosto.

Outro exemplo das diversas iniciativas para a formação contínua da equipe pedagógica foi a participação de professores de Educação Física de todas as Unidades do Colégio no curso SBV (Suporte Básico de Vida), promovido pela American Heart Association, realizado no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, no dia 2 de março. Utilizando recursos e materiais de ponta, o treinamento capacita os participantes para a atuação em situações de emergência. A atividade foi desenhada a partir de diálogos com a comunidade escolar.