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O Colégio Porto Seguro se despede de 2012 com ações de solidariedade e resultados tanto esportivos quanto acadêmicos. O 5º ano recebeu com alegria os primeiros certificados da vida escolar, enquanto alunos dos diferentes níveis de ensino aumentaram a participação e o número de medalhas da Escola em olimpíadas de Matemática. Já os atletas do Ensino Médio deram um show de técnica e consciência no torneio juvenil patrocinado pelo clube de futebol Bayern de Munique, que trouxe um dos principais jogadores da história do time ao nosso Colégio. Confira as notícias que marcaram o final do ano.

A maior motivação dos participantes do torneio juvenil Bayern Youth Cup, no qual o ex-jogador alemão Paul Breitner seleciona potenciais atletas para treinos nos clubes europeus, estava na paixão pelo esporte que praticam desde pequenos no Porto, sempre orientados pelos professores em relação a valores como o respeito mútuo, o espírito de equipe e a superação. Ao anunciar os finalistas da primeira etapa brasileira do Bayern Youth Cup, realizada no dia 26 de novembro, Breitner declarou: "Nunca foi uma decisão tão difícil". Ressaltou, também, estar impressionado com as instalações do Porto: "Para os
padrões da Alemanha, isso é um campus universitário, não um colégio", disse o herói da seleção germânica. Na premiação, os alunos de 9º ano e Ensino Médio permaneceram abraçados, na mesma posição, em vez de dar um passo à frente, como tradicionalmente fazem os campeões. Aqui a conquista é de todos. Afinal, nossos alunos sabem que, em um time, a vitória só é possível com a ajuda dos colegas. O evento ganhou destaque em importantes veículos de imprensa, como o jornal O Estado de São Paulo.

O Natal chegou com o fim do ano letivo e motivou ações de formação de valores, como a Campanha do Material Solidário e entregas de cestas, nas três Unidades. Os criativos adolescentes do Ensino Médio também foram contagiados pelo espírito de solidariedade e desenvolveram um mecanismo para facilitar o depósito das peças de alumínio em garrafas PET – forma na qual devem ser entregues a uma instituição parceira que as troca por cadeiras de rodas. "Temos orgulho de ter feito algo útil, que permanecerá no Porto mais tempo do que nós, com a função de tornar a coleta mais rápida e fácil", diz Pedro Rebouças, que se reuniu com o colega da 1ª série Felipe Macedo por três dias para montar o protótipo. A Diretoria de Nível I, por sua vez, não perdeu tempo e escalou os jovens para dar oficinas de produção de coletores aos pequenos, como a persuasiva Manoela Krell, do 3º ano, que transformou a bolsa da mãe em depósito de vale-cadeiras: "Eu peço para o garçom e explico que tem campanha no Colégio!", conta.

Se depender do professor Marcos Valério Paes, a soma de inscritos e medalhistas em olimpíadas externas de Matemática tende a aumentar ano a ano: "O grande objetivo é despertar nos alunos o gostar dessa ciência". Para ajudar a construir o raciocínio matemático, ele adapta problemas para a faixa etária e estimula a criatividade na resolução. Thiago Bergamasch é da turma dos que apreciam o desafio. "Gosto das questões que não consigo responder, porque aprendo com elas", diz o aluno que terminou o livro do 8º ano em outubro e iniciou, então, o estudo orientado dos conteúdos subsequentes, garantindo o bronze na prova da Unicamp, aplicada a participantes de um ano letivo à frente. Entre eles está o ganhador da medalha de prata, Gustavo Vasques, que ressalta a melhoria do desempenho em outras disciplinas: "O desenvolvimento do raciocínio lógico ajuda em conteúdos de Ciências e mesmo em informática", analisa. Já as inscrições para as olimpíadas internas do 5º ano ultrapassaram em 50% o número de vagas e foi preciso sortear os 60 participantes. O primeiro lugar ficou com Gabriel Lemos, do 5º ano, que elogiou a organização das aulas em duplas: "Assim cada um dá uma ideia e resolvemos melhor", explica.

Foram oito curtas finalistas no VII Festival de Curta-Metragem do Porto, mas todos os 26 documentários produzidos por alunos da 2ª série merecem menção honrosa pelo empenho em pesquisas sobre temas marcantes da sociedade contemporânea. Um dos grupos, por exemplo, organizou uma expedição ao assentamento Sumaré, próximo à Rodovia dos Bandeirantes, e viu de perto uma referência de reforma agrária no Brasil. Entrevistaram camponeses, acompanharam a história das famílias locais e conferiram sua produção, em uma importante experiência de pesquisa científica em Ciências Humanas. O grupo realizador do curta eleito pelo júri popular, O véu da inocência, buscou a entidade assistencial Casa da Criança de Valinhos, para documentar a triste realidade do abuso sexual infantil: "Sociologia, Geografia, História e Filosofia convergiam-se constantemente no projeto, principalmente na análise que fizemos da frequência em nossa sociedade e das causas sociais e comportamentais dos abusos", diz a aluna Isabelle Gorayb.

"Deu vontade de comer waffle com mel", disse Matheus Uszko, do 5º ano, a respeito da imagem que enfeitava seus certificados de flauta e alemão. Potes de mel, todos quase cheios, simbolizam o conhecimento adquirido pelos alunos de 5º ano até o encerramento do Nível I e foram entregues na Noite Musical do dia 13 de novembro. A sonoridade vinda das flautas e a correta pronúncia do idioma em canções natalinas típicas da Alemanha também atestaram a qualidade da aprendizagem. Uma exposição com os tradicionais calendários de Advento, iniciado quatro semanas antes do dia 25 de dezembro, completou a atmosfera de expectativa pelo Natal.

Não é à toa que o Nível I escolheu o mel para marcar o primeiro certificado recebido pelos alunos do Porto. As abelhas e seu alimento compõem um dos temas queridos pelos pequenos do Infantil 3 e não poderiam ficar de fora do Projeto Jardim, que motivou as crianças a buscar informações sobre animais e plantas que podem ser encontrados em terrenos ao ar livre e culminou em uma exposição. A turma que estudou a polinização das abelhas ganhou um álbum retratando a visita à Casa do Mel de Itapecerica da Serra, feito carinhosamente pela mãe de um aluno. "Pedi em empréstimo para apresentar com os outros objetos e ela respondeu que tinha feito para dar de presente ao Portinho", conta a professora Thais de Castro. A interação entre diferentes turmas colaborou para aumentar o aprendizado de todos. Por exemplo, foi só a sala que estudava as flores descobrir como ocorre a polinização, para ocorrer a troca de informações com a turminha das abelhas.

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