Caso não consiga visualizar este e-mail, clique AQUI.

Trabalho e recompensa. Essas duas palavras marcaram o começo do segundo semestre no Colégio Porto Seguro. É com muito trabalho e determinação que os alunos da 3ª série do Ensino Médio iniciaram o período de revisão para o vestibular. Trata-se do encerramento de um ciclo cujo intuito é proporcionar aos estudantes uma formação integral. Esforço reconhecido com premiações nacionais e internacionais para alunos e professores. Confira as novidades.

O Colégio recebeu, no final de julho, a notícia de que a professora da Educação Infantil Carla Brenes havia-se tornado semifinalista do Prêmio Fundação Telefônica de Inovação Educativa 2012. Ela apresentou o projeto Articulando Teoria e Prática para Buscar a Alfabetização. "O objetivo é mostrar como crianças de quatro anos conseguem ter autonomia digital naturalmente e como o trabalho com a lousa eletrônica as ajudou na alfabetização", diz Carla. "Eu gostei muito de usar a lousa. As aulas ficaram interessantes e dar dicas aos amigos foi muito legal", endossa o aluno da Educação Infantil Gabriel Menezes. O projeto do Colégio foi um dos 180 selecionados entre mais de 1.700 propostas enviadas por grupos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Venezuela e Turquia. Apenas nove semifinalistas são brasileiros.

Assim como a professora, os alunos do Porto também se destacaram em importantes concursos. Dez estudantes foram premiados na Olimpíada Brasileira de Informática de 2012. Ao todo, eles receberam duas medalhas de Honra ao Mérito, duas de bronze, quatro de prata e duas de ouro, em três categorias diferentes. "Eu me preparei fazendo as provas dos anos anteriores e revisando os conhecimentos sobre a linguagem de programação", revela Leonardo Akira, que levou ouro. "Senti-me muito feliz e satisfeito com o resultado, após alguns anos de tentativas nas olimpíadas, na modalidade Iniciação", acrescenta o outro campeão, Daniel Ferreira. "Mas, vale destacar que a grande alegria foi participar do curso de programação da Unicamp – um dos prêmios da Olimpíada – e não apenas passar na prova", diz.

Além de incentivar os alunos a participar de olimpíadas desde cedo, o Porto aprimora, a cada ano que passa, o seu ensino de línguas. Depois de se tornar centro aplicador das provas de inglês como língua estrangeira da Universidade de Cambridge, a Escola firmou uma parceria com o Instituto Cervantes, que aplica os exames de proficiência na língua espanhola em nome do Ministério de Educação da Espanha. "Fica claro que o nível de ensino do Colégio é muito alto", disse Rosa Nogales, Chefe de Estudos do Instituto em São Paulo, após participar da Noite dos Diplomas da Unidade Panamby. "Observa-se o grande trabalho desenvolvido pelos professores para que os alunos possam alcançar a competência linguística necessária para conseguir as titulações", acrescentou ela.

Na volta às aulas, os alunos da 3ª série do Ensino Médio começaram a revisão para as provas de vestibular e do ENEM. Após concluir o conteúdo da Educação Básica, eles passaram a trabalhar com apostilas que abordam as matérias pedidas nos processos seletivos das principais universidades do país. Na Unidade Morumbi, o período foi iniciado com uma palestra de Rodrigo Raineri, um dos maiores alpinistas brasileiros, que falou aos adolescentes sobre o tema "Conquistar com Estratégia". Em Valinhos, a preparação começou em junho, com uma conversa, no Auditório, para motivar os vestibulandos. Em resposta, os professores perceberam um grande entusiasmo e um espírito de cumplicidade por parte dos adolescentes, indicando que a vitória deles é também a da Escola. Já no Panamby, a estratégia foi fazer reuniões entre profissionais da equipe pedagógica com cada turma sobre a importância da revisão. As atividades, adequadas às necessidades e às expectativas de cada Unidade, convergem para um mesmo objetivo: formar cidadãos conscientes e competentes, aptos a continuar os estudos na faculdade.

Por favor, não responda a este e-mail.
Para entrar em contato com o Colégio, utilize o endereço: contato@portoseguro.org.br